Declaração de Duarte Alves na Assembleia de República

O Governo continua a transferir recursos públicos para a grande distribuição ao mesmo tempo que não garante o controlo de preços dos bens alimentares

Relativamente às medidas hoje anunciadas o que constatamos é que Governo continua a não dar resposta àquele que é o profundo contraste entre os lucros milionários dos grupos da grande distribuição e os cortes nas pensões e nos salários que, apesar dos aumentos risíveis que o Governo apresentou para a Administração Pública, continuam a perder poder de compra em todo o ano de 2022 e 2023. Ao mesmo tempo que isso acontece, o Governo prepara-se para através deste acordo continuar a transferir recursos públicos para a grande distribuição sem garantir o controlo dos preços medida que era fundamental e que o PCP já trouxe à Assembleia da República. Consideramos que as medidas anunciadas não respondem a este contraste e não correspondem àquela que é a necessidade de colocar os lucros da grande distribuição a pagar uma parte do esforço que as famílias portuguesas estão a fazer e que está a ser completamente insuportável para a maior parte delas.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo