Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Fim ao bloqueio dos EUA – Solidariedade com Cuba

O Partido Comunista Português expressa a sua solidariedade com Cuba, o Governo e o povo cubanos que, enfrentando uma situação exigente e complexa inseparável da intensificação da acção de ingerência e de agressão do imperialismo, se empenha de forma determinada no combate à epidemia, na defesa da sua soberania e independência e dos seus legítimos direitos, incluindo ao desenvolvimento.

O PCP valoriza os esforços e os avanços alcançados por Cuba no combate à epidemia no seu País e na solidariedade que prestou e presta a outros países e povos no âmbito da saúde pública, incluindo face à pandemia.

O PCP condena veementemente a política da actual Administração norte-americana que não só insiste na continuidade do criminoso bloqueio económico, financeiro e comercial, com carácter extraterritorial, imposto há mais de 60 anos pelos EUA contra Cuba e o povo cubano, como mantém as medidas de cruel recrudescimento deste bloqueio implementadas pela Administração Trump, particularmente durante o período da pandemia, visando impedir o acesso a bens essenciais, como medicamentos e alimentos, assim como o desenvolvimento económico deste País caribenho.

O PCP denuncia a hipocrisia daqueles que, expressando uma enganadora preocupação com o povo cubano, ocultam deliberadamente a política de ingerência e de agressão dos EUA – incluindo a existência do bloqueio e os seus efeitos – que atenta violentamente contra a soberania e a independência de Cuba e os direitos do seu povo.

Denunciando e repudiando as acções de desestabilização e provocação que os EUA promovem, instrumentalizando cinicamente as nefastas consequências do bloqueio pelo qual são responsáveis, o PCP salienta o exemplo de coragem e dignidade de Cuba e do povo cubano e apela à solidariedade com a Revolução Cubana e à exigência do fim do bloqueio dos EUA contra Cuba, como foi reiterado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no passado mês de Junho.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Central