Pergunta ao Governo N.º 109/XII/3

Falta de condições de higiene e limpeza do Pav. 21 CH Psiquiátrico de Lisboa

Falta de condições de higiene e limpeza do Pav. 21 CH Psiquiátrico de Lisboa

Recebemos a denúncia de um cidadão sobre a falta de higiene e limpeza, nomeadamente do pavilhão 21 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Segundo o cidadão, a falta de limpeza, assim como a existência de humidade é bastante evidente, no chão e no mobiliário e por vezes o lixo mantém-se vários meses.
Há obviamente aspetos relativos à integridade e dignidade dos doentes internados nestas instalações do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa que estão colocadas em causa.
O estado a que chegou estas instalações evidencia o desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, materializado no subfinanciamento dos hospitais e que tem impacto a diversos níveis, inclusive na limpeza das instalações.
Na saúde, principalmente nas instalações hospitalares, a higiene e a limpeza constituem um aspeto determinante para a prestação dos cuidados de saúde, mas também uma condição muito importante para o bem-estar dos doentes.
O PCP considera esta situação inaceitável, constituindo um desrespeito profundo por todos os profissionais e utentes desta unidade de saúde, pelo que considera urgente que sejam asseguradas as condições de higiene e limpeza adequadas.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Conhece as condições de higiene e limpeza do centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, nomeadamente no pavilhão 21?
2. Como justifica que as condições de higiene e limpeza se tenham degradado desta forma?
3.Reconhece que a falta de condições mínimas de higiene e limpeza colocam em causa a qualidade da prestação dos cuidados de saúde prestados e o ambiente clínico?
4.Que medidas urgentes pretende tomar para assegurar boas condições de higiene e limpeza, adequadas à instituição em causa e que garantam o bem-estar dos doentes?

  • Saúde
  • Assembleia da República