Intervenção de Fernando Marques, Encontro Nacional do PCP «Do papel e política do Estado aos meios necessários. Uma outra política de Protecção Civil»

A intervenção do Partido junto dos Bombeiros e das suas Associações

Camaradas,

O Partido da classe operária e de todos os trabalhadores tem um estilo de trabalho  marcado pela presença contínua junto das massas, conseguindo assim identificar e sentir os principais problemas e reivindicações dos trabalhadores e das populações. O trabalho a  desenvolver para conseguir resolver os problemas identificados e responder às  reivindicações levantadas passa, por um lado, pela disponibilidade para ouvir e dialogar com  os trabalhadores e as populações, com o intuito de encontrar soluções e elaborar propostas  concretas que vão ao encontro das suas aspirações. Mas, por outro lado, passa, também, pelo necessário reforço da influência social e eleitoral do PCP que permita a aprovação das  suas propostas nos diferentes órgãos, para onde foi eleito, e aumente a consciência da  necessidade da participação organizada dos trabalhadores e da população nos diferentes  processos de luta reivindicativa e de transformação social.

Tendo em mente esta premissa do trabalho do Partido, interessa ter presente que  entre os vários agentes da Proteção Civil, os Bombeiros asseguram uma presença de  proximidade com as populações como nenhum outro, garantindo mais de 95% das missões  de socorro do País. Os mais de 30 mil bombeiros, organizados nas cerca de 400 Corporações  de Bombeiros, são a primeira linha de resposta no socorro e emergência que, no exercício  da sua missão, arriscam as suas vidas, ganhando, também por isso, o respeito e à admiração  das populações. Encontramo-los na emergência pré-hospitalar, no socorro e resgate de  vítimas de acidentes rodoviários, entre outros, no transporte de doentes não urgentes, no  combate aos incêndios rurais e urbanos. As Associações prestam ainda um conjunto de  outros serviços relevantes para as populações em áreas tão diversificadas como a saúde, a  cultura ou o desporto, acabando por ter uma relação de proximidade com as populações  como poucas organizações no País.

O Encontro Nacional, que agora realizamos, é uma demonstração do trabalho que o  Partido tem desenvolvido nesta área e da importância que dá a esta frente de trabalho. Há  um conhecimento profundo dos problemas sentidos pelas Associações de Bombeiros e das  suas reivindicações. As propostas apresentadas vão ao encontro das suas necessidades e reivindicações. No entanto, há ainda um longo trabalho a desenvolver para garantir que as  nossas propostas são aprovadas, as reivindicações das Associações são atendidas e os seus  problemas são resolvidos. Precisamos encontrar um caminho que garanta o reforço da  influência social e eleitoral do PCP e ajude a organizar e unir as Associações e os Bombeiros  na luta pela concretização dos seus objetivos.

Concluindo. Seria importante a tomada de medidas no trabalho das organizações  regionais que permitissem o reforço da intervenção do Partido junto dos Bombeiros e das  suas Associações

1. A começar, desde logo, pela necessária responsabilização de quadros por esta frente  de trabalho, nos diversos distritos, permitindo aprofundar o conhecimento nesta  área e desenvolver a coordenação da intervenção do Partido a nível nacional.

2. O bom relacionamento institucional deve ser, também, uma preocupação das  organizações, construindo pontes para o diálogo e a cooperação, procurando estar  presentes nos momentos mais importantes das Associações e demonstrando toda a  disponibilidade para ouvir o que estas possam ter para nos dizer. A construção de  boas relações institucionais, entre o Partido e as Associações de Bombeiros, pode  contribuir para o fortalecimento da imagem do Partido;

3. Outra ação que pode ter um impacto significativo é a realização de contactos  regulares com os Bombeiros e com as suas Associações, permitindo que a  propaganda e a informação relevante sobre a atividade do Partido chegassem ao conhecimento das direções das Associações e aos seus bombeiros. Isto, por outro  lado, facilitaria a auscultação atempada de problemas, preocupações e reivindicações

que pudessem surgir ao longo do ano.

4. Em várias direções das Associações de Bombeiros do País, temos membros do  Partido que precisam ser acompanhados e apoiados nas importantes tarefas que  desenvolvem, podendo desempenhar um papel fundamental na ajuda ao  desenvolvimento do trabalho do Partido, quer junto da sua Associação e dos  respetivos bombeiros, quer na ligação a outras Associações.

Encontro Nacional do PCP sobre Proteção Civil – 28 de Outubro de 2023

5. O alargamento da presença de membros do Partido nas direções das Associações de  Bombeiros só acontecerá se houver um trabalho preparatório que assegure o encaminhamento de camaradas e quadros do Partido para serem sócios das  Associações de Bombeiros com o intuito de garantir o acompanhamento dos  processos eleitorais e a elaboração ou participação em listas unitárias.

6. O aprofundamento do conhecimento da realidade das Associações onde não temos  ninguém, passa pelo estabelecimento de contatos regulares e pela identificação das  chamadas pontas, que permitam o diálogo e a recolha de informações relevantes.

7. Um dos fatores essenciais para o reforço da presença do Partido nas Associações é o  recrutamento e, para isso, a capacidade para identificar bombeiros e membros das  direções das Associações a contactar para aderir ao Partido é fundamental.

8. Por último, não devemos descurar a contribuição que podemos dar para o reforço do  movimento sindical junto dos bombeiros, ajudando no aumento das sindicalizações e  da intervenção sindical no sector.

Estas, são apenas oito medidas, mas que podem ter um peso determinante para a  resolução dos problemas que afetam as Associações e os seus bombeiros e para a  concretização da transformação que defendemos para a Protecção Civil, no País.

Viva o PCP!

• Segurança das Populações