Encontro com o Comité Olímpico de Portugal

Galeria|2 Fotografias

Uma delegação do PCP, com a presença de Paulo Raimundo, reuniu com o Comité Olímpico de Portugal onde teve oportunidade de discutir e aprofundar diversas questões relacionadas com preocupações convergentes no que respeita ao desenvolvimento desportivo nacional, assim como conhecer a preparação da missão olímpica 2024, prespectivas e necessidades.

A ausência de uma efectiva visão e plano estratégico para o desenvolvimento desportivo decorre da continuada falta de reconhecimento da importância, papel e função social que o Desporto deve assumir na sociedade portuguesa enquanto direito que urge cumprir como consagrado na Constituição da Republica Portuguesa, constitui a principal preocupação com claras consequências nas políticas seguidas ao longo dos anos.

O insuficiente financiamento a que este sector é votado, com verbas em sede de Orçamento do Estado que não chegam aos 0,1% ou a inaceitável dependência das receitas dos jogos sociais; o investimento e apoio ao alto rendimento, ao movimento associativo para que possa cumprir a sua função social, o pós carreira e a carreira dual, acompanhamento médico dos atletas, concretização de uma carta desportiva assente no diagnóstico que urge ser realizado, entre outras, foram as matérias sublinhadas que espelham a realidade do sector em Portugal.

Perante as diversas preocupações e opiniões recolhidas na reunião, o PCP reafirmou o seu compromisso de continuar a intervir com proposta para construir uma política alternativa que corresponda à imprescindível construção de uma cultura desportiva no País enquanto direito dos trabalhadores e das populações, da infância à velhice.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Desporto