Pergunta ao Governo

Encerramento das urgências no Hospital de Torres Vedras

A notícia do encerramento do serviço de urgências do Hospital de Torres Vedras no dia 20 de setembro de 2021, que se prolonga pelo menos até hoje, dia 21 de setembro, é inaceitável e põe em causa o acesso à Saúde pelas populações de Torres Vedras e de outros concelhos limítrofes. A não aceitação de doentes, após a acumulação de macas em fila de espera, decorre da falta de profissionais para corresponder à afluência de doentes.

Para assegurar o direito à Saúde, é essencial tomar medidas que permitam fixar médicos e outros profissionais de Saúde no SNS, o que exige a valorização dos salários, das carreiras e das condições de trabalho.

É necessário que se tomem medidas imediatas para a reabertura das urgências, bem como medidas de fundo para a fixação destes profissionais, assegurando o direito à Saúde para a população.

Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição da República e nos termos e para efeitos do artigo 229º do Regimento da Assembleia da República, solicitamos ao governo, através da senhora Ministra da Saúde, os seguintes esclarecimentos:

1. Quais as razões para o encerramento do serviço de urgências do Hospital de Torres Vedras no dia 20 de setembro de 2021?

2. Que medidas imediatas serão tomadas pelo Governo para assegurar a reabertura deste serviço em tempo útil?

3. Que garantias pode o Governo dar às populações de que serão resolvidos os problemas da falta de médicos e outros profissionais de saúde no ACES Oeste Sul, designadamente, no Hospital de Torres Vedras?

• Saúde
  • Perguntas ao Governo