Entramos na última semana de exibição da exposição «Álvaro Cunhal - Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro», na Sala do Risco, do Pátio da Galé, em Lisboa, no âmbito das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal, que encerrará no próximo dia 2 de Junho (Domingo).
Esta semana, constitui uma oportunidade única de através de fotografia, audiovisuais, documentos, objectos, livros, desenhos e pinturas – alguns inéditos -, reconstituições escultóricas, conhecer o percurso de Álvaro Cunhal com uma vida inteiramente dedicada ao seu partido de sempre e à luta pela liberdade, pela democracia, pelo socialismo.
Foram muitos milhares os que já visitaram a exposição, individualmente ou em grupos organizados, jovens e menos jovens, em grupos de diversas estruturas como escolas, sindicatos, comissões de trabalhadores, colectividades e Associações de Reformados. Anónimos e personalidades conhecidas da vida política e cultural do país, participaram igualmente nas diversas actividades que decorreram no espaço Auditório, com a projecção de filmes, documentários, com a peça de Teatro «Barrigas e Magriços» (em cena todos os Sábados), pelo Teatro do Zero, os debates e a leitura de obras, que percorreram as diversas dimensões de Álvaro Cunhal: o homem, o militante, o intelectual e o artista.
Nestes últimos dias será ainda possível assistir ao documentário: Álvaro Cunhal – Vida, Pensamento e Luta, seguido de «À conversa com... - A vida deu-lhe razão», com Ângelo Alves, Francisco Lopes e Vasco Cardoso, no próximo dia 31 de Maio; a adaptação do conto infantil de Álvaro Cunhal «Barrigas e Magriços», dia 1, às 11h00, e no mesmo dia, às 18h30, Leituras alternadas de «Até amanhã, Camaradas», por André Albuquerque, André Levy, António Olaio, Carmen Santos, Ricardo Matos, Teresa Sobral, e com a presença de Joaquim Leitão, realizador da série adaptada com o mesmo nome.
Relembramos que a exposição está aberta de Terças a Quintas, das 10h00 às 20h00, Sextas e Sábados das 10h00 às 22h00 e Domingos das 10h00 às 20h00, com entrada livre, e que as visitas guiadas poderão realizar-se através de inscrições no local, ou sujeitas a marcação prévia, no caso de grupos organizados, através do endereço: marcarvisitaexposicao@pcp.pt.