Intervenção de Helena Barbosa, Membro da Organização Regional de Viseu, Conferência Nacional do PCP «Tomar a iniciativa. Reforçar o Partido. Responder às novas exigências»

O reforço do Partido na região de Lafões

''

Camaradas,

Venho dar-vos nota da actividade do Partido ao longo dos últimos dois anos na região de Lafões (ou seja, concelhos de Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul).

À semelhança dos restantes territórios do interior, Lafões é uma região com imensas potencialidades, mas que, em resultado da política de direita, década após década, tem sido votada ao abandono. Uma região envelhecida e sem oportunidades, sobretudo para os mais jovens. Naturalmente, a nossa organização reflectia esta realidade pelo que se colocava como imperativo o rejuvenescimento da organização e o reforço da capacidade da intervenção do PCP.

No quadro da preparação do XXI Congresso do Partido, foram retomadas com regularidade as reuniões da Organização Interconcelhia, sentindo-se, entre os camaradas, necessidade de discussão e vontade de dinamizar a intervenção do Partido. A actividade foi sendo restabelecida, nomeadamente com acções de contacto em empresas e locais de trabalho, como a Faurecia e a Brintons, em Vouzela, os estaleiros da CM de São Pedro do Sul e as zonas industriais de Oliveira de Frades e do Alto Barro. Fizeram-se novos recrutamentos e envolveram-se militantes há muito desligados.

Após um processo de ampla discussão e envolvimento da organização, realizámos a Assembleia da Organização Interconcelhia de Lafões em Abril deste ano e elegemos nova Comissão Interconcelhia. Desde logo foram responsabilizados camaradas por tarefas concretas: FA!, sectores da Agricultura e de Empresas, Associativismo, Quotas, redes sociais, boletim – tarefas pensadas à medida das necessidades, da realidade particular da região e das características da organização.

A discussão colectiva, o acompanhamento e o contacto assíduo com os camaradas têm permitido uma intervenção do Partido mais consistente, ligada à realidade e à vida, e contribuído para a própria elevação da consciência política no seio da organização. Acompanhámos e apoiámos os trabalhadores da Brintons em defesa dos seus postos de trabalho, nomeadamente no plano institucional, com perguntas feitas no PE e na AR, e no plano da luta com apoio presencial à porta da empresa, junto dos trabalhadores; defendemos o meio ambiente, denunciando a colocação de inertes no rio Vouga, que resultou também numa iniciativa parlamentar.

Estamos agora a ultimar o primeiro boletim da Organização Interconcelhia de Lafões, que, para além de ser um importante instrumento de afirmação do Partido e de contacto com os trabalhadores e as populações, tem-se revelado igualmente num elemento que nos força a reflectir e a estarmos mais atentos aos problemas concretos da região, ao mesmo tempo que vai ao encontro da resolução desta nossa Conferência Nacional e dá expressão ao lema “Viver melhor na nossa terra”.

Camaradas,

Acreditamos estar hoje em melhores condições para intervir e dinamizar a luta em Lafões.

Reconhecemos dificuldades na nossa intervenção e insuficiências na organização para dar resposta às exigências da actualidade. Porém, o trabalho desenvolvido mostra-nos que é possível. Num quadro de adversidades e desafios, é possível construir Partido. A intervenção em Lafões tem demonstrado que, passo a passo, aplicando de forma criativa as nossas linhas de trabalho e prioridades de intervenção, adaptando-as às especificidades da organização que temos, são muitas as potencialidades para aprofundar as raízes do Partido.

Viva a JCP!
Viva o PCP!