Nota do Gabinete de Imprensa da CDU

Concluído o processo de candidaturas - CDU reforça participação assente no Trabalho, Honestidade e Competência

A CDU - Coligação Democrática Unitária, PCP-PEV, que integra no plano político o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Associação Intervenção Democrática, e que se alarga a milhares de cidadãos sem filiação partidária, estará presente com candidaturas próprias aos órgãos municipais em todos os concelhos do Continente e da Região Autónoma da Madeira e a 15 dos 19 concelhos da Região Autónoma dos Açores, ou seja a 304 dos 308 municípios do País.

Significativo é o facto de a CDU ao nível das freguesias apresentar o maior número de sempre de listas – 1807 (mais 72 que nas eleições de 2013) para um universo de 3092, ultrapassando pela primeira vez o número de 2500 correspondente às existentes antes do processo de liquidação de freguesias do governo anterior.

Confirmando as características de espaço de participação unitária, com a presença de largos milhares de independentes, esta participação tem um valor acrescido decorrente da clara afirmação do projecto associado à CDU e da assumida presença com identidade própria, com os seus símbolo e sigla próprios, e não disfarçada em apoios explícitos e implícitos a listas de cidadãos eleitores que acolhem na maioria das situações, disfarçadas coligações, arranjos partidários ou espaço de promoção de ambições pessoais ou dos interesses dos grupos económicos. A CDU apresenta-se, assim, em todo o País com o seu projecto alternativo e o carácter distintivo da sua acção autárquica.

Na nova fase da vida política nacional ganha maior importância a afirmação distintiva do projecto da CDU, assente no Trabalho, Honestidade e Competência, o carácter diferenciador das suas propostas e opções, a dimensão de alternativa clara e assumida à gestão e projectos de outras forças políticas. A afirmada independência de juízo e acção políticas que o PCP preserva e assume na vida política nacional prolonga-se e expressa-se no projecto e candidaturas que marcam a intervenção eleitoral da CDU nas próximas eleições para as autarquias locais.

• PCP
  • Poder Local e Regiões Autónomas