Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Comício CDU

A CDU é a força indispensável para a defesa dos mais genuínos interesses das populações dos concelhos e freguesias do distrito de Viana do Castelo

Ver vídeo

''

[Excerto]

Uma forte saudação a todos os presentes, extensiva aos trabalhadores e ao povo deste concelho e do distrito de Viana do Castelo, a todos os que dão expressão ao projecto da CDU – Partido Ecologista “Os Verdes”, Associação Intervenção Democrática e aos muitos independentes que connosco convergem neste espaço de participação e realização ao serviço das populações que é a nossa Coligação Democrática Unitária.

Uma saudação muito particular aos candidatos da CDU aqui presentes e que são o rosto da nossa Coligação no importante combate eleitoral que temos pela frente, desejando-lhes a eles e ao conjunto dos candidatos das listas CDU um bom trabalho e muitos êxitos nos seus concelhos!

A CDU e os seus candidatos estão nesta batalha eleitoral com a confiança de quem provou ser capaz de se assumir a defesa dos interesses das populações dos seus concelhos e das suas terras.

A CDU é pelo seu trabalho e percurso uma grande força política nacional no Poder Local, indissociavelmente ligada à construção do Poder Local Democrático, à sua afirmação como espaço de resolução dos problemas e de intervenção a favor do desenvolvimento e do bem-estar.

Somos uma força que vale não apenas pela qualidade e provas dadas pelos seus eleitos, pela usual entrega e elevada disponibilidade dos seus candidatos para servir as populações, mas também, e essencialmente, pelo seu projecto distintivo – o reconhecido projecto da CDU -, assente no trabalho, na honestidade e na competência, como solução e força alternativa quer a PSD e CDS, quer a PS e BE.

A CDU é sem dúvida a grande força de esquerda no Poder Local, com um projecto norteado por critérios de interesse público.

É assim na gestão das autarquias que nos estão confiadas e onde assumimos maiores responsabilidades resultantes de aí sermos maioria, mas também quando em minoria enquanto voz indispensável na defesa dos interesses das populações, presença necessária para dar corpo a causas e aspirações locais, voz exigente e construtiva para garantir uma gestão transparente e eficaz.

Também no distrito de Viana do Castelo temos uma comprovada qualidade na intervenção e gestão das autarquias, bem visível no trabalho realizado nas freguesias onde assumimos o poder, com um incontestável percurso de trabalho, honestidade e competência. Mesmo em minoria, é inegável o empenho e a contribuição dos eleitos da CDU para a defesa dos serviços públicos e das populações, comprovam-no bem a intervenção que, em vários concelhos do distrito, temos tido para denunciar e combater a empresa Águas do Alto Minho, defendendo o regresso da gestão da água e dos resíduos às câmaras municipais, defendendo o interesse das populações e combatendo os objectivos de privatização que há anos PS e PSD procuram.

É esta contribuição que a CDU se propõe confirmar e prosseguir no próximo mandato nas autarquias locais, pronta, com os seus eleitos, a assumir novas exigências e acrescidas responsabilidade para continuar a corresponder à alargada confiança que centenas de milhar de portugueses depositam na CDU.

É esse o nosso compromisso: garantir uma intervenção distintiva que faz da CDU uma força associada ao que de melhor e mais inovador foi feito no Poder Local.

Sim, temos um projecto alternativo que está para além da mera soma de propostas e ideias e que não deixa dúvidas quanto ao sentido e rumo da nossa intervenção na defesa do interesse público e das populações.

Um projecto de uma força que assume e luta pela participação como um factor essencial de uma gestão democrática, assegurando o envolvimento efectivo das populações na definição das principais opções da política autárquica, nomeadamente no domínio do planeamento. Que impulsiona e se bate pela concretização de uma gestão integrada que assegure a construção de espaços urbanos humanizados, ambientalmente equilibrados e dotados dos equipamentos e dos programas para a sua utilização e animação indispensáveis a uma vida social e colectiva.

Um projecto que promove uma gestão do território que, garantindo um desenvolvimento equilibrado, salvaguarde a defesa do interesse público e colectivo da pressão especulativa e defenda o espaço público. Que fomenta uma política local visando assegurar a valorização cultural e desportiva das populações.

Um projecto que não negligencia, antes presta atenção aos trabalhadores das autarquias, defendendo os seus direitos, valorizando o seu trabalho.

Um projecto que assume a defesa do carácter público da prestação dos serviços básicos essenciais pela autarquia, desde logo pela recusa da estratégia de apropriação privada da gestão da água, como instrumento essencial de salvaguarda dos interesses das populações.

Estas terras sabem bem e sentem o enorme défice de resposta nesta matéria de acesso a serviços públicos de qualidade e que exige manter viva a luta pela sua concretização.

O Alto Minho, de distintiva beleza e importantes potencialidades, continua marcado por estrangulamentos e obstáculos ao seu desenvolvimento. Apesar da sua localização estratégica, seja pela posição litoral ou pelo lugar de charneira no noroeste peninsular, enfrenta sérios problemas de mobilidade. As propostas do PCP para a revogação das portagens na A28 têm esbarrado no chumbo do PS, do PSD e dos seus sucedâneos reaccionários. O comboio é cada vez menos frequente e com paragens aquém do necessário. É brutal a falta de transportes públicos e a rede viária é tão insuficiente que deixa muitos dos moradores de Monção, Melgaço ou Paredes de Coura a mais de uma hora do hospital.

Sim, somos, de facto, uma força com um projecto distintivo e alternativo.

Uma força que como nenhuma outra assume a defesa do Poder Local Democrático.

(...)

Por isso dizemos, com toda convicção, que em toda a parte a CDU vale a pena.

Vale a pena pelo trabalho positivo e eficaz que a CDU desenvolve, pelas suas propostas, pela seriedade, isenção e sentido de responsabilidade que os eleitos da CDU colocam no exercício das suas funções, pela voz que dá nas autarquias aos problemas, aspirações e reclamações das populações.

Vale a pena pelo que acrescenta de força, com mais CDU, à luta dos que aspiram também a uma outra política patriótica e de esquerda no plano nacional, capaz de dar resposta à solução dos problemas do desenvolvimento do País e de cada um dos seus concelhos e de cada uma das suas Regiões!

>
  • Poder Local e Regiões Autónomas
  • Central
  • CDU
  • eleições
  • Eleições Autárquicas 2021
  • Viana do Castelo