Nota do Organismo de Direcção Nacional na Suíça do PCP

Autoridades portuguesas distraídas

A Organização do PCP na Suíça condena o lamentável comportamento das autoridades portuguesas que se limitaram a ser espectadores das ameaças feitas às oito empregadas de limpeza portuguesas que trabalham no hospital oftalmológico de Lausanne, que receberam uma carta da chefia da empresa para a qual trabalham a proibi-las de falar português durante o horário de trabalho.

Foi graças ao particular empenho do delegado português na secção sindical do SIB em Lausannne que este assunto teve grande repercussão na comunicação social suíça e também em Portugal. Esta situação provocou uma onda de indignação na sociedade suíça, que registamos com agrado, contra as declarações xenófobas e discriminatórias aos direitos de quem trabalha, obrigando a um pedido formal de desculpas aos trabalhadores por parte da direcção da empresa.

O desfecho deste caso contém uma dupla e exemplar vitória para as trabalhadoras: Pelo reconhecimento dos direitos cívicos e da identidade cultural das trabalhadoras portuguesas em causa; pelo facto da direcção da empresa ter aceitado iniciar negociações com o sindicato sobre uma convenção colectiva de trabalho, até agora inexistente.

A passividade das autoridades portuguesas é tanto mais condenável quando este não é um caso isolado, outros trabalhadores portugueses noutras empresas já sofreram na pele a concretização das ameaças, houve mesmo quem fosse despedido por falar português no local de trabalho.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Emigração