Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Visita do Deputado Joaquim Miranda à Colômbia

O deputado do Partido Comunista Português no Parlamento Europeu, Joaquim Miranda, enquanto presidente da Comissão para o Desenvolvimento e a Cooperação, integra a partir de hoje uma delegação internacional que visita a Colômbia.

Esta visita, organizada pela "VIA CAMPESINA", decorre até ao dia 12 de Julho, sendo os seus principais objectivos a observação do impacto da aplicação dos megaprojectos económicos na Colômbia, nomeadamente a acelerada concentração de propriedade da terra, a expulsão da população rural do campo e o crescente abandono das terras por parte dos camponeses.

É também objectivo desta delegação observar a situação de violação dos direitos humanos relativamente à população campesina e tomar conhecimento das aspirações das organizações de camponeses colombianas para a garantia do justo acesso à terra, concretizado a partir de uma verdadeira reforma agrária.

A delegação visitará regiões onde têm lugar os mais graves conflitos rurais, como Magdalena Medio e Arauca, e os territórios U'wa, Cauca, Tolima e Putumayo, reunindo-se com representantes de organizações campesinas, indígenas, de direitos humanos e ambientalistas.

Estão também previstos encontros com as autoridades do Estado e Governo Colombianos, assim como, com o Gabinete do Alto Comissariado para os direitos Humanos das Nações unidas.

Os resultados desta visita serão divulgados através da elaboração de um documento que irá ser entregue a diversas entidades.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Notas de Imprensa