Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Violação de legislação nacional na fábrica da Tyco Electronics<br />Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo

O Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas, de Portugal denunciou, recentemente, a violação de legislação nacional e de directivas comunitárias por parte da Administração da multinacional Tyco Electronics, na sua fábrica em Évora. De entre as acções denunciadas, destacam-se: - Obrigar os trabalhadores a visionarem filmes catastróficos, durante o horário de trabalho, induzindo-os a perderem direitos sob a ameaça de deslocalização da fábrica em 2010; - Vigiar e intimidar os trabalhadores, através de câmaras de vídeo instaladas na fábrica, durante o processo de trabalho, ou mesmo durante as pausas, violando o seu direito de personalidade; - Impedir os trabalhadores de irem à casa de banho; - Retirar direitos especiais a trabalhadores portadores de deficiência; - Impedir a actividade sindical; - Não informar as organizações de trabalhadores dos apoios financeiros recebidos.Assim, solicito à Comissão as seguintes informações:

1. A Tyco Electronics recebeu alguns apoios comunitários para a sua fábrica de Évora, em Portugal? Quais e quando?
  2. Quais as condições dos referidos apoios comunitários?
  3. Que medidas irão ser tomadas, tendo em conta a inadmissível posição da administração da referida multinacional?

Resposta

• Trabalhadores