Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Vacinação contra a Peste Suína Africana

Apesar das medidas anunciadas, o foco de Peste Suína Africana, que começou na Geórgia, propagando-se posteriormente aos países bálticos e à Polónia parece estar longe de estar controlado.

Perante a frustração dos produtores que assistem impotentes ao avanço da doença, surgem informações, sustentadas em declarações públicas de responsáveis da Comissão que afirmam a possibilidade de vacinação, havendo inclusivamente apoios à investigação para a produção desta vacina que ainda não existe.

É bom referir que, a partir do momento em que um país começa a vacinar contra uma doença, deixa automaticamente de beneficiar do estatuto de indemne, pelo que as exportações ficam automaticamente comprometidas.

Pergunto à Comissão Europeia se confirma estas informações e se tem algum estudo de impacto que suporte uma estratégia de profilaxia médica em detrimento de medidas puramente sanitárias.

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu