Pergunta ao Governo N.º 937/XII/3.ª

Urgente Construção da Extensão da Linha do Metro até Vila D`Este

Urgente Construção da Extensão da Linha do Metro até Vila D`Este

Vila Nova de Gaia é um concelho cujas dificuldades de mobilidade se têm agravado de dia para dia, devido à redução e desaparecimento de muitos serviços de transportes públicos, fruto de políticas de sucessivos governos nacionais e locais que têm passad o este serviço a entidades privadas, que orientadas para o seu próprio lucro não se coíbem de suprir oferta de serviços de
transportes, independentemente das consequências para as populações.
O PCP há muito tem defendido a urgente construção da Linha Amarela do Metro do Porto, que serve a zona central de Vila Nova de Gaia. Esta linha tem no seu projeto, o prolongamento da mesma até ao Hospital de Gaia e Vila d’Este (um enorme aglomerado populacional de Vilar de Andorinho, cujos transportes públicos existentes são manifestamente insuficientes.
A expansão do Metro até à Vila D’Este tem sofrido adiamentos e tem servido depromessas eleitorais e arma dearremessode PSD, CDS e PS que tanto prometem, como deixam cair este projeto, consoante estejam no poder ou na oposição.
O prolongamento da linha do metro serviria não só as dezenas de milhares de habitantes de Vila D’Este como milhares de utentes do Centro Hospitalar.
A concretização deste projeto é fundamental para uma melhor mobilidade no concelho.
Considerando o exposto, e com base nos termos regimentais e constitucionais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério da Economia o seguinte:
Quando será concretizado, efetivamente, o projeto existente de prolongamento da Linha Amarela do Metro do Porto até à Vila D’Este, servindo o Centro Hospitalar de Gaia/Espinho?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República