Declaração de António Filipe, Deputado do PCP à Assembleia da República

«Um Governo ao serviço dos interesses económicos»

''

O conhecimento da composição do governo PSD/CDS confirma as preocupações que o PCP tem vindo a manifestar. Naturalmente que Governo ainda não iniciou funções, mas nós conhecemos o programa dos partidos que o integram e conhecemos também o perfil político das personalidades que agora foram escolhidas. E, portanto, não é um governo que dê garantias de vir a resolver aqueles problemas fundamentais com que os portugueses se confrontam.

Pelo contrário, é um governo cujo perfil tudo indica que irá corresponder, de facto, à submissão dos interesses de Portugal aos da União Europeia e da NATO e que, quanto à resolução dos problemas nacionais e, designadamente, o reforço necessário dos serviços públicos, não há muito a esperar deste Governo.

Trata-se de um Governo muito ligado aos interesses dos grupos económicos e que nos causa grandes preocupações relativamente ao futuro do Serviço Nacional de Saúde, relativamente ao futuro da educação pública e relativamente aos salários e aos direitos dos trabalhadores portugueses e dos reformados.

É com preocupação que vemos a formação deste Governo e não nos restará outra alternativa, obviamente, que não seja ser oposição a este Governo e continuar a lutar para que as promessas que foram feitas durante a campanha eleitoral sejam cumpridas, designadamente no que se refere aos profissionais de saúde, aos profissionais da educação, aos profissionais das forças e serviços de segurança e que o desejo dos portugueses de ter melhores serviços públicos e terem melhores condições de vida e melhores salários é um objectivo que continua em cima da mesa, de que o PCP não desistirá na sua actividade de oposição àquilo que venha a ser a política deste Governo.