Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Últimos desenvolvimentos no que se refere à situação política e à implementação do processo de paz na Colômbia

A situação de incumprimento do acordo de Paz na Colômbia e o recrudescimento da repressão e das perseguições, de que é exemplo a vaga de centenas de assassinatos de dirigentes e activistas sociais e políticos, incluindo antigos integrantes das FARC-EP, actualmente desmobilizados, e seus familiares, assume contornos dramáticos.
A não aplicação integral do Acordo de Paz por parte do Estado colombiano – nomeadamente, no que diz respeito à desarticulação dos grupos paramilitares de extrema-direita e à eliminação do estatuto de impunidade de que estes gozam – constitui um elemento determinante do agravamento da situação política e social na Colômbia e da violação das garantias e direitos democráticos do povo colombiano, que compromete a paz. É hora de exigir o respeito e implementação integral do Acordo firmado em 2016, em Havana, e o seu cumprimento pondo fim à campanha de violência e repressão. É hora de ir ao encontro das justas e legítimas aspirações e reivindicações do povo colombiano em prol da democracia, da justiça social e da paz.

• União Europeia
  • Parlamento Europeu