Proposta de alteração

Transferência de verbas para o IPST

Transferência de verbas para o IPST

Proposta de Alteração

MAPA 4 Mapa relativo à classificação orgânica das despesas do subsetor da Administração Central 12 – Saúde […] 03- Intervenção na área dos cuidados de saúde 03 Orgânicas de transferência…………………………………………… 15 222 976 896,00 (reforço de 326.093,84 euro)

[…].


Nota Justificativa:

A proposta de Orçamento do Estado para 2026 atribui 74.957.910 euros ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação e o PCP propõem um aumento que acompanhe a inflação ficando em 75.284.003,84 euros.

São conhecidas as dificuldades do IPST em garantir as recolhas de sangue programadas pelas diversas Associação de Dadores de Sangue, devido à falta de meios profissionais e técnicos para a realização das mesmas. Estas dificuldades têm consequências na quebra de armazenamento de sangue que têm sido mais recorrentes.

Apesar da diminuição de dadores de sangue, importa assinalar a disponibilidade e a sensibilidade da população portuguesa à dádiva de sangue, o que implica o aumento de campanhas de sensibilização para a necessidade de doação de sangue bem como de mais recolhas de sangue.

  • Assembleia da República