Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Tráfego humano na Líbia

Na semana passada, cerca de 8500 pessoas foram resgatadas ao largo da costa da Líbia enquanto tentavam alcançar a Europa. Enquanto alguns foram capazes de atravessar o Mediterrâneo, centenas de milhares de migrantes, refugiados e requerentes de asilo permanecem prisioneiros de milícias e grupos armados rivais que os exploram para fins comerciais. Desde a sua destruição pelas forças da Nato e da UE em 2011, a Líbia tornou-se uma placa giratória do tráfego de seres humanos.

O fotojornalista mexicana Narciso Contreras produziu recentemente um documentário em centros de detenção do noroeste na Líbia, onde os migrantes ilegais são detidos em condições sub-humanas e sujeitos a maus tratos com violações constantes de direitos humanos elementares. Segundo o documentário, existem inúmeros centros de detenção espalhados pelo território. A sua existência é conhecida de muitas ONGs que não intervém por falta de condições de segurança. Perante este impasse, centenas de mulheres e crianças são vítimas de todo o tipo de abuso por parte dos bandos terroristas que tomaram conta daquele País.

Pergunto à Comissão Europeia que avaliação faz desta situação e que tenciona fazer para por cobra a esta vergonhosa situação..

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu