Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

"É tempo de dizer basta! Basta de submissão!"

Ver vídeo

''

A Comissão vem aqui hoje falar-nos das sinergias entre os fundos estruturais e o Horizonte 2020.

A mesma Comissão que mantém há meses na agenda a aplicação de ilegítimas e inaceitáveis sanções a Portugal. Sanções que passam, precisamente, pelo congelamento dos fundos estruturais e por multas.

Portugal, o mesmo país que foi contribuinte líquido do VIIº Programa-Quadro de Investigação, o antecessor do Horizonte 2020. Ou seja, o mesmo país que andou anos a financiar a ciência dos ricos, incluindo alguns que agora clamam por sanções.

Metam uma coisa na cabeça de uma vez por todas: o povo português é senhor do seu destino e não vive de mão estendida perante vós.

O que Portugal recebe da União Europeia de fundos estruturais é largamente superado pelas transferências de capital de Portugal para a União Europeia - sob a forma de juros, lucros e dividendos.

Não são apenas as pressões e as chantagens da Comissão Europeia que são ilegítimas e intoleráveis. É também a autêntica extorsão a que continuam a submeter o povo português.

É tempo de dizer basta! Basta de submissão!

  • União Europeia
  • Parlamento Europeu