Pergunta ao Governo N.º 2661/XI/1

Substituição das velhas ambulâncias da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo

Em reunião de trabalho realizada, no passado dia 3 de Maio, com dirigentes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, tomou o Grupo Parlamentar do PCP conhecimeno da necessidade e urgência de dotar a referida Associação de novas ambulâncias de forma a poder continuar a assegurar os prestimosos serviços que vem prestando à população do concelho.
Com efeito as ambulâncias de que dispõe a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo são viaturas com mais de 10 anos de vida e kilometragens entre os 800 e o 1.000.000 de Km o que revela bem a intensidade do seu uso.
Por outro lado é uma evidência que, apesar do apoio assegurado através da autarquia e dos esforços para a angariação de fundos, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários atravessa reconhecidas dificuldades financeiras não estando em condições de assegurar os investimentos necessários à renovação das ambulâncias de que dispõe.
Se atendermos ao intenso tráfego existente sobretudo na zona de Sagres, ao significativo envelhecimento da população e ao facto dos serviços locais de saúde não assegurarem um horário permanente, o que obriga à necessidade frequente de transporte de doentes para Lagos, quando não para Portimão, é evidente a
justeza, necessidade e urgência de dotar com novas ambulâncias a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, requeiro, através de V. Ex.ª, ao Governo, resposta às seguintes perguntas:
1. Conhece o Governo o estado em que se encontram as ambulâncias da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e a necessidade e urgência da sua substituição?
2. Atendendo às reconhecidas dificuldades financeiras da Associação em causa para fazer face a novos investimentos e tendo presente os serviços inestimáveis que prestam à população no transporte de utentes do Serviço Nacional de Saúde qual é
a disponibilidade do Governo para dotar a Associação com novas ambulâncias?

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Perguntas ao Governo