Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Subida do preço dos cereais nos mercados internacionais

Os preços dos cereais nos mercados internacionais, de acordo com os dados da FAO, sofreram um aumento de 17 por cento de Junho para Julho, esperando-se novos e ainda mais graves aumentos. A especulação com os preços dos cereais, expressa no Mercado de Futuros da Bolsa de Chicago, regista lucros escandalosos e desumanos com retornos idênticos, por exemplo, aos das trocas comerciais com o Ouro. Uma das consequências desta especulação é a tragédia da fome. Assim foi em 2007 e em 2008 e assim poderá voltar a suceder num futuro próximo.
A política de ocupação de terras agrícolas para produção de matérias-primas, incluindo o uso de cereais como o milho, para o fabrico de biocombustíveis, é uma das razões para a subida do preço dos cereais nos mercados internacionais.

Em face desta evolução preocupante e dos riscos evidentes que a situação comporta, solicito à Comissão Europeia que me informe sobre o seguinte:
1. Que medidas foram adoptadas pela UE desde a crise alimentar de 2007-2008 e até ao presente momento, tendo em conta os efeitos da especulação sobre a disponibilidade de alimentos?
2. Que avaliação faz a Comissão da evolução recente dos preços dos cereais nos mercados internacionais?
3. Que medidas adicionais irá adoptar em face desta evolução?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu