Os preços dos cereais nos mercados internacionais, de acordo com os dados da FAO, sofreram um aumento de 17 por cento de Junho para Julho, esperando-se novos e ainda mais graves aumentos. A especulação com os preços dos cereais, expressa no Mercado de Futuros da Bolsa de Chicago, regista lucros escandalosos e desumanos com retornos idênticos, por exemplo, aos das trocas comerciais com o Ouro. Uma das consequências desta especulação é a tragédia da fome. Assim foi em 2007 e em 2008 e assim poderá voltar a suceder num futuro próximo.
A política de ocupação de terras agrícolas para produção de matérias-primas, incluindo o uso de cereais como o milho, para o fabrico de biocombustíveis, é uma das razões para a subida do preço dos cereais nos mercados internacionais.
Em face desta evolução preocupante e dos riscos evidentes que a situação comporta, solicito à Comissão Europeia que me informe sobre o seguinte:
1. Que medidas foram adoptadas pela UE desde a crise alimentar de 2007-2008 e até ao presente momento, tendo em conta os efeitos da especulação sobre a disponibilidade de alimentos?
2. Que avaliação faz a Comissão da evolução recente dos preços dos cereais nos mercados internacionais?
3. Que medidas adicionais irá adoptar em face desta evolução?