Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Sobre a situação na Líbia

Depois da criminosa intervenção da NATO na Líbia em 2011, que haveria de destruir o país africano com o maior Índice de Desenvolvimento Humano à data, que contou com a iniciativa da França, do Reino Unido e de outros Estados Europeus, prosseguem as acções de ingerência e desestabilização do Imperialismo e da UE naquele país.
Recentes notícias dão nota do envolvimento da França nos desenvolvimentos e tensões crescente em curso, com um duplo papel de apoio às duas partes em confronto, afirmando o apoio político ao governo de unidade de Fayez al-Sarraj, solução apoiada pela ONU, ao mesmo tempo que oferece apoio militar a Khalifa Ḥaftar de Tobruk. Situação que ficou evidente em Julho, após a morte de três soldados franceses em Benghasi, numa altura em que o Governo Francês negava ter forças militares no país.
Que conhecimento tem destes factos e do posicionamento político da França em relação à Líbia?
Que medidas está a tomar para garantir o direito soberano do povo líbio decidir dos seus destinos, livres da ingerência externa a que têm estado sujeitos quer pelo Imperialismo Norte-Americano, quer pela UE?

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu