Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Sobre a situação na Hutchinson

Os trabalhadores da fábrica Hutchinson, Borrachas de Portugal, Lda, de Campo Maior, realizaram no passado dia 1 de Fevereiro uma greve que contou com uma forte adesão. Nesta greve - a primeira desde a instalação desta fábrica de componentes para a indústria automóvel em 1999 - estes trabalhadores reivindicavam, tal como constava no seu caderno reivindicativo para 2024, o aumento justo e digno dos seus salários; o aumento do subsídio de refeição; a criação de diuturnidades; o pagamento do trabalho ao sábado e em dia feriado como trabalho suplementar; e a atribuição do dia de aniversário.

Esta fábrica pertence ao grupo Hutchinson, multinacional presente em mais de 25 países e que registou, em 2022, 4,4 mil milhões de euros de receitas, que, por sua vez, faz parte integrante da grande multinacional Total Energies.

Considerando o exposto, pergunto:
O grupo Hutchinson, ou qualquer uma das suas empresas subsidiárias, recebeu ou está a receber algum tipo de fundo europeu?

Sabe se a situação em outras unidades fabris europeias é semelhante? Se decorrem processos de luta dos trabalhadores em alguma das diferentes unidades deste grupo?

Apresentação: 18.2.2024

• União Europeia