de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre as relações políticas UE Índia

O interesse da UE nas suas relações com a Índia é o reforço das relações económicas, comerciais, de investimento, de segurança e política externa.
Fica claro no texto que o objectivo que move tal aproximação, é a celebração, o mais rapidamente possível, de um acordo de livre comércio e de investimento entre a UE e a Índia.
A UE quer ainda discutir com a Índia um programa de cooperação alargado em matéria de política externa e de segurança que reforce por sua vez o diálogo entre os dois sobre este tema e que alinhe progressivamente o posicionamento externo da Índia com o da UE.
Tratando-se a Índia de uma potência nuclear, o texto nunca aborda o facto deste país não fazer parte do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Este relatório enquadra-se na estratégia da UE de alargamento da sua influência na Ásia procurando não só cercar a Rússia como também a China, rivais económicos e políticos. Não é inocente também a aproximação à Índia pela sua crescente importância económica, mas também pelo facto de fazer parte dos BRICS e ter assumido posicionamentos em relação à Ucrânia que não interessam à UE.
Votámos contra.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu