Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Sobre as recentes investigações no caso da UBER

Uma investigação recente do Consórcio Internacional de Jornalistas Independentes sobre a UBER tornou público um conjunto de documentos que ilustram alguns dos mecanismos pelos quais se exerce o poder das multinacionais sobre o Estado e as Instituições Públicas.

Do nosso ponto de vista, é profundamente perturbador ver como o poder económico e o poder político conspiram para alterar leis, para vencer a resistência popular, para enganar a opinião pública, para se apropriar e partilhar recursos e poder. Além disso, não deixam de ser alarmantes a
facilidade e impunidade com que altos cargos políticos, como membros da Comissão Europeia e presidentes de grandes potências mundiais, são recompensados pelo grande capital pelas opções que ajudam a implementar enquanto detentores de cargos políticos.

Pergunto à Comissão:
Que avaliação faz do conluio entre o poder político e o poder económico para conseguir servir os interesses da Uber e enganar a opinião pública, como a investigação da Uber Papers revelou?

Que medidas podem ser tomadas em cooperação com os estados-membros para que o processo de liberalização do setor dos transportes seja revertido e a sua atividade seja regulada dentro do sector respetivo em cada país?

Que relação manteve com a UBER antes e durante as negociações da Diretiva sobre a melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores das plataformas?

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu