Mensagem do Secretariado do Comité Central do PCP

Sobre o falecimento de Malam Bacai Sanhá

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português, a propósito do falecimento de Malam Bacai Sanhá, Presidente da República da Guiné-Bissau, enviou a seguinte mensagem de condolências ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde:

“Tendo tomado conhecimento do falecimento de Malam Bacai Sanhá, Presidente da República da Guiné-Bissau, o Partido Comunista Português expressa as suas mais sentidas condolências ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde e, por seu intermédio, à sua família e ao povo da Guiné-Bissau.

Malam Bacai Sanhá dedicou toda a sua vida à causa libertadora dos povos da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, militando desde muito jovem no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) – o partido de Amílcar Cabral -, que conduziu a luta contra o colonialismo até à conquista da independência.

Tendo assumido destacadas responsabilidades no PAIGC e institucionais, nomeadamente as mais altas funções do Estado da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá foi um incessante lutador pela causa da libertação, pela defesa da soberania e unidade nacionais, pelo progresso social do seu povo e pelo desenvolvimento do seu país e um amigo do povo português.

Neste momento de dor e de luto, o Partido Comunista Português reafirma a sua solidariedade ao povo da Guiné-Bissau e ao PAIGC.

• PCP
  • Central