Pergunta Escrita ao Conselho de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre a necessidade de continuidade do processo de Paz na Colômbia

Quase dois anos volvidos sobre a assinatura do Acordo de Paz para a Colômbia, assinado em Havana, são por demais conhecidas as dificuldades, atrasos e até violações ao que consta do dito Acordo. As tensões no país, que resultam também dessa realidade, têm-se vindo a agravar, com o registo de confrontos com as forças armadas, o registo de mais situações de violência e de assassinatos de líderes sociais, que tem aumentado de forma preocupante.
Nas recentes eleições presidenciais realizadas naquele país, a continuidade da implementação do processo de paz também esteve em jogo. A vitória do candidato Ivan Duque, apadrinhado e apoiado pelo anterior presidente Álvaro Úribe, opositor convicto do processo de Paz e do acordo ractificado, pode vir a traduzir uma situação de retrocesso face aos compromissos assumidos pelo Estado Colombiano em Havana.
Face ao exposto pergunto ao Conselho:
Que medidas tomará junto dos Estamos-Membros que vise, da parte daqueles, uma acção diplomática coordenada junto do Estado Colombiano, que tenha por objectivo garantir a continuidade de implementação dos acordos de Paz e o cumprimento dos compromissos assumidos?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu