Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre o necessário levantamento do bloqueio dos EUA contra Cuba e o povo cubano

A República de Cuba e o seu povo enfrentam há mais de 60 anos um criminoso bloqueio económico, financeiro e comercial, com carácter extraterritorial, imposto pelos EUA.

Este bloqueio foi agravado por graves medidas implementadas pela administração Trump, e que persistem em tempos de pandemia, visando impedir o acesso do povo cubano a bens essenciais, como medicamentos e alimentos, assim como o desenvolvimento económico do seu país.

Não obstante, o povo cubano e o seu governo persistem na defesa das suas opções de desenvolvimento, da sua soberania e independência, empenhando-se no combate à epidemia no seu país, sem abdicar de prestar solidariedade no âmbito da saúde pública a outros países e povos,
inclusive a países que integram a UE.

Que acções está o Conselho a desenvolver para o levantamento do bloqueio imposto pelos EUA contra Cuba, como preconizado pela Assembleia Geral das Nações Unidas?

Que medidas está a tomar, nomeadamente no âmbito do Acordo de Diálogo e Cooperação UE-Cuba, que contribuam para superar dificuldades que o bloqueio dos EUA impõe a Cuba e ao povo cubano

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu