Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Sobre Migração e refugiados na Europa

No momento trágico que se vive na Europa, com o êxodo de centenas de milhar de seres humanos que, fugindo à guerra, à miséria, à fome e à morte, de países do Médio Oriente e do continente Africano, arriscam a vida buscando a sobrevivência em solo europeu, o Parlamento Europeu discutiu e aprovou mais uma resolução sobre a temática.
As instituições europeias e este PE, têm vindo a ser forçadas a olhar para o problema da migração como incontornável. O texto desta resolução é disso demonstrativo, registando algumas linhas de intervenção positivas, a par de um sentido mais geral numa autêntica proclamação de intenções.
A hipocrisia da maioria deste Parlamento Europeu impede, contudo, a identificação concreta das causas que motivam tal êxodo, omitindo as responsabilidades que a UE e as suas potências têm nos conflitos que estão na sua origem.
A par disto, mantém a defesa de todas as políticas e instrumentos da Europa Fortaleza.
O drama humano que se está a viver, e a necessidade urgente de medidas que mitiguem as consequências deste fluxo migratório, impediram-nos de votar contra. No entanto, tendo em conta a ausência de soluções para dar fim às causas deste drama humanitário, bem como da identificação dessas mesmas causas, abstivemo-nos.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu