Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre a Líbia

A Líbia contemporânea é uma criação dos Estados Unidos da América (EUA), da União Europeia (UE) e da NATO, sendo um produto da agressão militar por estes promovida em 2011, em violação do direito internacional. A história provou que esta agressão militar não teve qualquer preocupação com Tratou-se de uma agressão que visou o controlo geoestratégico da região e dos seus recursos naturais.
As situações flagrantes de escravatura, de tráfico de seres-humanos e de outras violações de direitos humanos, são precisamente uma consequência daquela agressão.
A Líbia é um país que hoje enfrenta uma preocupante situação de sofrimento, violência, destruição, instabilidade política, de colapso social, conflito étnico, extremismo violento e graves violações de direitos humanos.
Rejeitamos o apoio às políticas migratórias xenófobas e racistas da UE, que constituem violações flagrantes dos direitos humanos e das obrigações decorrentes do direito internacional. Rejeitamos a cooperação entre a UE e a NATO no Mediterrâneo bem como as missões NATO Operation Sea Guardian e EUNAVFOR MED Operation Sophia
Expressamos a nossa solidariedade com o povo Líbio e com todos os povos da região que prosseguem na luta pelos seus direitos sociais e políticos, pela liberdade, a democracia, a paz e a real soberania e independência dos seus países.
Votámos contra

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu