A Guarda Costeira Europeia e a FRONTEX nada mais são que instrumentos de aprofundamento da visão federalista deste projecto de integração capitalista europeu e da sua vertente securitária e militarista.
Expressão de uma União Europeia fechada em si mesma, assente no conceito de “Europa Fortaleza” e que se consolida na externalização das fronteiras marítimas para países terceiros, nas restrições à livre circulação de pessoas, na discriminação e expulsão de refugiados.
Outra face da agenda xenófoba e racista que caracteriza a vossa criminosa política de Migração e resposta à grave crise humanitária de refugiados que hoje testemunhamos.
Uma crise de cujas causas a União Europeia tem responsabilidades directas e indirectas, com as vossas políticas de ingerência e agressão no médio Oriente e Norte de África, articuladas com a NATO e os Estados Unidos, favorecendo regimes autoritários, promovendo a desestabilização política de países que afrontam os interesses do Imperialismo, alimentando o conflito e a guerra.