Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre a estratégia da Aviação para a Europa

Esta é uma Estratégia que rejeitamos e que condenamos. Denunciamos os seus verdadeiros objetivos:

A promoção de um oligopólio pan-europeu da aviação, que resultará numa maior perda de soberania nacional num setor altamente estratégico e importante para o desenvolvimento dos Estados-membros, mas também a intensificação da exploração dos trabalhadores com a expectável desregulação laboral, aumento da precariedade e redução de salários. Pede-se o acelerar do processo do Céu Único Europeu, que tem enfrentado justas resistências em muitos países, o que só por si seria razão para o rejeitar.

É uma «Estratégia» nascida no seio das grandes multinacionais do setor, criada por elas e para elas. Privilegiar os acordos europeus com “mercados emergentes” ou as recomendações para a revisão de um conjunto de regulamentos e directivas, simulando preocupações ambientais e sociais, ou o aumento do investimento público numa lógica de nacionalizar custos e privatizar lucros, servem exclusivamente os interesses dessas multinacionais e nunca para proteger soberanias, interesses ou aparelhos produtivos nacionais.

Por fim, o relatório é forçado a reconhecer o brutal impacto que o processo de liberalização teve sobre as relações laborais, mas é incapaz de propor qualquer medida que inverta o rumo, antes pelo contrário, só tem como resposta o ainda maior aprofundamento da liberalização do sector.
Votámos contra.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu