Intervenção de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Sobre a detenção de Tatjana Zdanoka

Na passada sexta-feira, Tatjana Zdanoka, deputada deste Parlamento, foi detida em Riga com outros protestantes que se manifestavam publica e pacificamente contra a demolição de um monumento de homenagem aos soldados soviéticos, no Parque Vitória. A sua detenção merece repúdio por parte deste Parlamento! Daqui expressamos a nossa solidariedade à Tatjana e àqueles que não abdicam de defender a verdade histórica, os direitos e as liberdades que a luta dos povos garantiram.
A mesma UE que se procura afirmar como paladino de direitos humanos e democracia em diferentes partes do mundo convive harmoniosamente com estas violações ou até as promove, de que é exemplo a imposição na UE da censura a órgãos de comunicação social que se alarga já a actividades culturais, desportivas, ao arrepio de competências e leis nacionais, como é o caso da Constituição da República Portuguesa, impondo uma lógica de pensamento único.
A destruição de património histórico é mais uma face do revisionismo histórico e da tentativa de reescrita da história, visando apagar os feitos conseguidos pela União Soviética e pelos comunistas e os direitos e conquistas alcançados pela luta dos povos.

• União Europeia
  • Intervenções