Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre a demissão da Direcção Nacional da PSP

Sobre a demissão da Direcção Nacional da PSP

Como pseudo resposta aos graves problemas que afectam o sentimento de segurança dos portugueses e o bom funcionamento da PSP por todo o país, o Ministro da Administração Interna demitiu a Direcção Nacional e indigitou novo Director Nacional.

A origem dos problemas está nas orientações políticas que têm sido seguidas pelos sucessivos governos e na falta de investimento suficiente, que provoca conhecidas carências de meios, de instalações e de recursos humanos com funções de policiamento, agravadas por cortes nos direitos dos seus profissionais.

A situação criada pelo governo anterior e não resolvida pelo actual, de injustiça e imoralidade resultante da existência de duas tabelas remuneratórias, deixadas em vigor simultaneamente e ao arrepio da legislação, mostra incompetência e irresponsabilidade política.

Em resultado daquelas políticas, o descontentamento e a desmotivação atingem profissionais de todas as carreiras. Apesar do seu elevado profissionalismo e espírito de sacrifício, que justamente se reconhece, é inevitável a repercussão negativa na segurança pública.

O PCP entende que, a prosseguirem as mesmas políticas, os problemas não serão resolvidos nem haverá Director Nacional que resista (no espaço de um ano, este será o terceiro), e o Governo será mais uma vez responsabilizado pelo agravamento da situação.

  • PCP
  • Segurança das Populações
  • Central