Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas de 2023 no Dubai, Emirados Árabes Unidos (COP 28)

A resolução estabelece o mandato do Parlamento Europeu para a COP28. Manifesta a sua preocupação com os progressos limitados registados na intensificação da atenuação das alterações climáticas; apela a um compromisso com todas as Partes antes da COP para impulsionar os objectivos climáticos a curto, médio e longo prazo, em conformidade com o objectivo de 1.5º. Faz fortes referências à desigualdade em matéria dos responsáveis pelas emissões carbono, chamando a atenção para o facto de o 1% mais rico da população mundial ter emissões de consumo 30 vezes superiores à média mundial.
Ausente da resolução, qualquer referência que aponte o dedo de forma séria às causas de fundo dos problemas ambientais com que estamos confrontados, à natureza do sistema capitalista, profundamente predador e explorador da natureza e do homem.
Trata-se de um mandato que não aponta os necessários e possíveis caminhos alternativos, que rejeitem a mercantilização da natureza, que imponham uma abordagem normativa às emissões, que promovam a produção local, o transporte público, o controlo público de sectores estratégicos como a energia. A urgência da mudança de políticas no plano ambiental é indissociável da mudança de políticas no plano social e económico, que garanta aos povos o direito ao desenvolvimento e a uma vida melhor.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu