Pergunta Escrita ao Presidente do Conselho Europeu no Parlamento Europeu

Sobre o aumento da repressão política na Colômbia e o caso de Klaus Zapata

No passado dia 1 de Maio no final da manifestação que assinalava a comemoração do Dia do Trabalhador, em Medelin, 4 estudantes dirigentes da Asociación Colombiana de Estudiantes Universitarios (ACEU), foram detidos arbitrariamente em condições por esclarecer, estando neste momento a aguardar julgamento em liberdade com termo de identidade e residência, sob a acusação de terrorismo. Neste processo os quatro estudantes não conhecem de forma alguma o objecto da acusação. No dia 6 de Maio, numa assembleia comunitária, membros do Partido Comunista Colombiano, da Juventude Comunista Colombiana e da União Patriótica, sofreram um atentado, tendo a dirigente Imelda Daza que se encontrava no local conseguido escapar com vida mas com ferimentos.
No passado dia 6 de Março o militante da Juventude Comunista Colombiana, Klaus Zapata, foi assassinado por grupos paramilitares ligados ao narcotráfico, em Soacha de onde era natural. Klaus Zapata era um dos dinimizadores de uma Escola Itinerante de Direitos Humanos chamada "Jovens construíndo o Futuro" que intervia nesta zona mineira.

Assim pergunto ao Presidente do Conselho

1- Que avaliação faz destes exemplos e da realidade em que se inserem?

2- Como avalia a existência destes grupos paramilitares e a necessidade do seu desarme, no contexto das negociações do Processo de Paz na Colômbia?

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu