A autoestrada 3 (A3) é das mais movimentadas do país, tendo troços que são atravessados por mais de 50 mil viatura por dia. Por essa razão, as populações e alguns autarcas dos concelhos da Maia, Santo Tirso e Trofa reclamaram a passagem de duas para três faixas de rodagem entre as portagens da Maia e o nó Santo Tirso/Trofa, obra que entretanto se iniciou.
No momento em que foi anunciado o inicio dos trabalhos, apontava-se o mês de Maio de 2011 para conclusão da empreitada. O sítio da concessionária na Internet anuncia a conclusão da empreitada para março de 2012 (http://www.brisaconcessao.pt/media/files/e0e295d1-81b7-
47ed-b6e9-d23c1e1c164b_a3_maia_stirso.pdf). No entanto, ainda hoje estão por concluir, fazendo prolongar os constrangimentos por muito mais tempo do que inicialmente foi anunciado.
Para se perceber a dimensão dos constrangimentos, importa destacar que há utilizadores da A3 que fazem cerca de 80% do percurso portajado em obras, sujeitos a constrangimentos vários, sem que durante estes 36 meses tenham tido qualquer redução no valor da portagem.
Entretanto, aproximando-se do final a conclusão das obras para o troço previsto, surge a dúvida quanto ao que será feito no nó de Santo Tirso/Trofa da A3, designadamente se haverá alguma intervenção no sentido de correcção e alargamento do percurso, adaptando-o à maior capacidade de escoamento de transito vindo do sentido Porto-Valença.
Face ao exposto, e ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, solicitase ao Governo que, por intermédio do Ministério da Economia e Emprego, responda às seguintes perguntas:
1. Qual a razão para o atraso no prazo de conclusão das obras de alargamento da A3?
2.Confirma o governo que a Câmara Municipal de Santo Tirso foi consultada sobre um projecto para alargamento no nó da A3 naquele concelho?
3.Mantém o governo intenção de garantir que a concessionária assegure as obras de alargamento do nó da A3 em Santo Tirso/Trofa? Se não, porque razão?
Pergunta ao Governo N.º 95/XII/2
Sobre os atrasos nas obras de alargamento da A3 e o nó da saída para Santo Tirso/Trofa
