Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Sobre as 1500 crianças desacompanhadas em Calais

No dia de hoje, ainda 1500 crianças desacompanhadas permanecem no campo de refugiados Calais, após a criminosa ordem e procedimento de desmantelamento do campo, com imagens que todos retemos: falta de organização na resposta, descriminação racial, uso de gás lacrimogéneo. Uma acção que levou a que milhares de refugiados erguessem acampamentos nas ruas de Paris, dando bem nota da total ausência de boas intenções do Governo Francês na resolução de um problema concreto, contribuindo para alimentar sentimentos xenófobos e racistas.
São crianças que estão sem qualquer supervisão, desprotegidos, expostos às redes de tráfico de crianças, dormindo em contentores não aquecidos, sem acesso a água, alimentos ou cuidados médicos por parte das autoridades.
Uma expressão bem evidente da política de migração da União Europeia, e da violação de direitos humanos que está a ser imposta em território europeu, bem distantes de discursos de solidariedade e apoio aos que fogem da miséria, da fome e da Guerra.
Pergunto ao Conselho:
Como avalia o processo de desmantelamento de Calais e este exemplo particular de desprotecção de crianças?
Que medidas estão a ser tomadas para garantir a salvaguarda do melhor interesse das crianças, nomeadamente no que toca a possíveis reuniões familiares em território europeu, ou a integração adequada na sociedade?

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu