Declaração de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, Jornada Nacional em defesa do Serviço Nacional de Saúde

O SNS está em perigo e é preciso salvá-lo

Ver vídeo

''

A defesa do SNS é a questão fundamental que se coloca nos dias de hoje. Esse é um problema que hoje nas ruas de Lisboa e em várias localidades do nosso país, junta utentes e junta profissionais na defesa de uma das nossas maiores conquista, que é o Serviço Nacional de Saúde. SNS que está hoje em causa, está hoje em perigo e é preciso salvá-lo.

Há um caminho desmantelamento do SNS que não corresponde às necessidades do país, não corresponde à realidade dos utentes que não corresponde às necessidades profissionais. E o que nós precisamos é de inverter esse caminho. É o que as pessoas estão aqui a fazer hoje. Exatamente isso, a afirmar a sua força, a sua determinação na defesa do Serviço Nacional de Saúde e para quebrar este processo de desmantelamento que está em curso e é um processo desmantelamento com um objectivo fundamental: transferir para o sector privado da saúde uma parte fundamental das valências e serviços que o SNS presta e tem que continuar a prestar.

Para isso é preciso o quê? É preciso investimento, é preciso aposta, é preciso salvaguarda dos direitos dos utentes e é preciso valorização dos profissionais de saúde.