Pergunta ao Governo

Situação e necessidade de apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros de Côja, concelho de Arganil (Coimbra)

Situação e necessidade de apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros de Côja, concelho de Arganil (Coimbra)

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários l, cuja acção ao longo dos anos tão importante tem sido, viveu no passado mês de Setembro uma situação trágica.
No combate a um incêndio no passado dia 15 de Setembro um grupo de bombeiros foi envolvido pelas chamas e cinco deles foram atingidos. Morreu a bombeira Patrícia Abreu e, ferido gravemente, acabou por falecer o bombeiro Pedro Brito.
Além das perdas humanas irreparáveis a associação viu afectada uma parte dos seus meios técnicos, tendo mesmo sido consumido pelas chamas um veículo florestal de combate a incêndios.
Atingida pelo impacto de perdas humanas que o corpo de bombeiros procura superar com o seu sentido cívico a Associação sofre também os efeitos da destruição e desgaste de meios técnicos que afectam a sua actividade.
As exigências que se colocam à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Côja, no socorro às populações e no combate aos incêndios, particularmente numa região montanhosa com povoações dispersas, são grandes e não podem ter resposta sem os meios adequados à
especificidade da sua missão. Impõe-se assim uma rápida reposição da sua capacidade operacional.
Face ao exposto, e ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, solicitamos ao Governo que, por intermédio do Ministério da Administração Interna, responda às seguintes perguntas:
1.Que medidas já tomou, ou vai o Governo tomar para garantir a reposição do veículo florestal de combate a incêndios perdido pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Côja no incêndio de Setembro?
2.Que medidas tomou, ou vai o Governo tomar, para apoiar a reposição da capacidade operacional dessa Associação nos diversos meios que foram afectadBombeirosos?

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Assembleia da República