Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Situação na COELIMA

Recentemente, a empresa “COELIMA - Indústria Têxtil” anunciou a insolvência, anunciando às autoridades um passivo superior a 29 milhões de Euros. A notícia da insolvência da Empresa, que integra o grupo “MoreTextile”, colheu de surpresa os 253 trabalhadores da empresa.

Tal anúncio e a incerteza dos desenvolvimentos ulteriores deixam aqueles trabalhadores, a maioria mulheres, em média com dezenas de anos de vínculo à empresa, numa situação de grande apreensão. Em contacto com as trabalhadoras da empresa foi-nos confirmado que a empresa - que pratica baixos salários, tendo como referência o salário mínimo nacional e que tem reduzido nos últimos anos vários dos subsídios e complementos ao salário - não tem reduzido a produção, mesmo em tempos de epidemia. Segundo notícias, os problemas ter-se-ão agravado com a redução do escoamento da produção no último ano.

Pergunto à Comissão se:
- esta empresa e o grupo que integra já receberam verbas de fundos europeus, que montantes e para que fins?

- a empresa se pode candidatar a fundos europeus com vista a fazer face à situação económica que enfrenta, nomeadamente tendo em conta dificuldades que se possam ter agravado com a epidemia?
Quais?

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu