Pergunta Oral de Pedro Guerreiro no Parlamento Europeu

Situação do têxtil e vestuário<br />Pergunta Oral (à Comissão) de Pedro Guerreiro

Tendo em conta a actual ronda de negociações no quadro da Organização Mundial do Comércio (nomeadamente no acesso ao mercado para os produtos não agrícolas, onde se inclui o têxtil e vestuário), o recente acordo celebrado entre os Estados Unidos da América e a China referente ao têxtil e vestuário (que se aplica a 34 categorias e é válido até 2008) e a evolução no crescimento das importações de têxtil e vestuário para a União Europeia (onde se verifica o risco de uma nova ultrapassagem das quotas de importação), não considera a Comissão que é urgente e imperiosa a tomada de medidas para a defesa desta importante indústria na União Europeia, nomeadamente: a activação das clausulas de salvaguarda para todos os produtos cuja importação já ultrapassou os níveis de alerta; a renegociação do acordo que celebrou com a China no sentido de incluir novas categorias e diminuir as taxas de crescimento das importações e a renegociação da liberalização do sector no quadro da OMC? Resposta

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas