Pergunta ao Governo N.º 1115/XII/2

Situação Social no grupo têxtil TMG, em Vale S. Cosme, Vila Nova de Famalicão

Situação Social no grupo têxtil TMG, em Vale S. Cosme, Vila Nova de Famalicão

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do PCP que o grupo TMG (antiga Têxtil Manuel Gonçalves), se prepara para encerrar a sua unidade em Vale de S. Cosme, Vila Nova de Famalicão.
Tal decisão, que seria concretizada, pelo menos nos setores de tinturaria, tecelagem e armazém de fios, ainda durante o mês de Fevereiro.
De acordo com as informações recolhidas, os teares da empresa serão vendidos à Somelos, tendo a empresa a intenção de transferir alguns trabalhadores juntamente com essa maquinaria.
A TMG, coproprietária da empresa EFACEC, é definida assim no sítio internet desta última:
“Beneficiando de 70 anos de experiência, a TMG responde às mais exigentes expectativas de mercado com versatilidade e inovação, através de uma excelente performance produtiva de flexibilização da estrutura industrial.
A filosofia do seu fundador, ancorada na inseparabilidade da tecnologia e qualidade, deu lugar ao investimento sistemático em tecnologia avançada no parque de máquinas e de equipamento de controlo e gestão.
Decidir com visão, otimizar recursos, procurar novas plataformas de comunicação, atualizar tecnologias e processos, mantendo o respeito pela natureza e pelo local são pontos fundamentais que orientam a política de gestão da TMG.”
A TMG teve já mais de 2000 trabalhadores. Ao longo dos últimos anos, tem vindo a fazer despedimentos sucessivos, o último dos quais de meia centena de trabalhadores, em Setembro de 2012. Terá hoje, nesta unidade, apenas cerca de 150.
Entretanto, para o “investimento sistemático em tecnologia avançada”, a TMG contou com apoios nacionais e comunitários.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e legais em vigor, solicito que questione o Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego que me informe do seguinte:
1. Que conhecimento tem o Governo da situação da TMG?
2. Que avaliação faz o Governo da evolução do quadro de pessoal da TMG?
3.Com este encerramento podem estar em causa mais de uma centena de postos de trabalho. O que vai o Governo fazer para defender estes postos de trabalho?
4. Que apoios recebeu, do Estado Português e dos Fundos Comunitários, nos últimos 5 anos?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores
  • Assembleia da República