Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do PCP que o grupo TMG (antiga Têxtil Manuel Gonçalves), se prepara para encerrar a sua unidade em Vale de S. Cosme, Vila Nova de Famalicão.
Tal decisão, que seria concretizada, pelo menos nos setores de tinturaria, tecelagem e armazém de fios, ainda durante o mês de Fevereiro.
De acordo com as informações recolhidas, os teares da empresa serão vendidos à Somelos, tendo a empresa a intenção de transferir alguns trabalhadores juntamente com essa maquinaria.
A TMG, coproprietária da empresa EFACEC, é definida assim no sítio internet desta última:
“Beneficiando de 70 anos de experiência, a TMG responde às mais exigentes expectativas de mercado com versatilidade e inovação, através de uma excelente performance produtiva de flexibilização da estrutura industrial.
A filosofia do seu fundador, ancorada na inseparabilidade da tecnologia e qualidade, deu lugar ao investimento sistemático em tecnologia avançada no parque de máquinas e de equipamento de controlo e gestão.
Decidir com visão, otimizar recursos, procurar novas plataformas de comunicação, atualizar tecnologias e processos, mantendo o respeito pela natureza e pelo local são pontos fundamentais que orientam a política de gestão da TMG.”
A TMG teve já mais de 2000 trabalhadores. Ao longo dos últimos anos, tem vindo a fazer despedimentos sucessivos, o último dos quais de meia centena de trabalhadores, em Setembro de 2012. Terá hoje, nesta unidade, apenas cerca de 150.
Entretanto, para o “investimento sistemático em tecnologia avançada”, a TMG contou com apoios nacionais e comunitários.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e legais em vigor, solicito que questione o Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego que me informe do seguinte:
1. Que conhecimento tem o Governo da situação da TMG?
2. Que avaliação faz o Governo da evolução do quadro de pessoal da TMG?
3.Com este encerramento podem estar em causa mais de uma centena de postos de trabalho. O que vai o Governo fazer para defender estes postos de trabalho?
4. Que apoios recebeu, do Estado Português e dos Fundos Comunitários, nos últimos 5 anos?
Pergunta ao Governo N.º 1115/XII/2
Situação Social no grupo têxtil TMG, em Vale S. Cosme, Vila Nova de Famalicão
