Intervenção de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Situação social grave em Portugal

Tal como na Grécia, também em Portugal o governo está a desenvolver uma grave ofensiva contra os direitos laborais e as funções sociais do Estado.

Com o pretexto do cumprimento do memorando da troika, o governo português apresentou uma proposta de orçamento de estado que é um ataque cerrado aos direitos dos trabalhadores, aos serviços públicos e às funções sociais do Estado: cortes salariais, aumento do tempo de trabalho, desvalorização da negociação colectiva, agravamento de impostos sobre bens e serviços de consumo geral e redução ou encerramento de serviços e apoios públicos essenciais em áreas tão importantes como a saúde, educação, protecção social, transportes e comunicações. Tudo isto anuncia um grave desastre económico e social.

Por isso, sucedem-se as pequenas e grandes lutas dos trabalhadores e das populações, que merecem a nossa solidariedade, como no passado fim de semana, em Montemor -o- Novo, no Alentejo, na luta contra o encerramento, à noite, do serviço de urgências, ou em Lisboa, onde mais de dez mil sindicalistas e activistas realizaram um plenário nacional e um desfile, com grande apoio popular.

São lutas que vão prosseguir em diversos outros sectores, estando também já prevista uma greve geral para dia 24 de Novembro. Aqui fica a nossa solidariedade e o apelo a todos para que o façam também.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores