Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Situação dos trabalhadores da fábrica BONVIDA

Num encontro com trabalhadores "dispensados" da fábrica de porcelanas Bonvida, SA, em Pinheiros/Batalha, que empregava cerca de 170 trabalhadores, tive conhecimento que a fábrica está parada desde o início de Setembro passado e os trabalhadores estão sem salários desde Julho, tendo ainda subsídios salariais diversos em atraso desde 2007. Registe-se que este grupo empresarial detém empresas de outros sectores de actividade, que adquiriram nos últimos anos.

A fábrica BONVIDA é a continuadora do grupo FAIART, que iniciou a sua actividade, nesta fábrica de porcelanas, nos finais da década de oitenta (há cerca de 30 anos), tendo recebido diversos apoios de fundos comunitários.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
1-Tem conhecimento que a empresa Bonvida se apresentou à insolvência e se mantém paralisada, apesar de ter uma significativa carteira de encomendas, incluindo para a exportação?

2- Que acções irão ser desenvolvidas na defesa dos direitos dos trabalhadores e da produção, tendo em conta a grave situação social que já se vive na região e os apoios comunitários que lhe foram atribuídos ao longo dos anos?

  • Trabalhadores
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu