O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português tomou conhecimento através da União de Sindicatos de Setúbal, CGTP-IN, do incumprimento dos direitos de maternidade e paternidade na empresa Continental Teves.
A Continental Teves é uma empresa do sector automóvel que se situa no parque das carrascas em Palmela, e tem muitas mulheres trabalhadoras.
Esta empresa declarou a caducidade do contrato de trabalho com uma trabalhadora grávida, devido às baixas médicas decorrente da sua gravidez de risco. A empresa não informou a CITE da não renovação do contrato desta trabalhadora.
Ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, solicitamos ao Governo, que por intermédio Presidência do Conselho de Ministros, nomeadamente a Sra. Secretária de Estado da Igualdade, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Qual o acompanhamento e intervenção da Sra. Secretária de Estado da Igualdade para assegurar o cumprimento dos direitos de maternidade e paternidade?