Pergunta Escrita à Comissão Europeia, Inês Zuber no Parlamento Europeu

Situação dos motoristas de veículos pesados de mercadorias

Em Portugal, nos últimos tempos, têm aumentado as queixas dos motoristas de veículos pesados de mercadorias, alvo de pressões para aumentarem o já de si longo horário de trabalho (que chega a atingir dezasseis e mais horas diárias), pondo assim em risco não só a vida dos próprios motoristas como a de todos os que circulam pelas estradas. No sector do transporte internacional é tal o grau de desregulação dos horários que há motoristas que, segundo denúncias dos próprios, "saem de Portugal com a indicação de que vão estar fora uma semana e acabam por estar três semanas ou mais".
Em muitas empresas, trabalhadores com vínculos efectivos são pressionados a abandonarem as empresas, ao mesmo tempo que se substitui o salário por pagamento ao quilómetro, à tonelagem ou à viagem – o que se repercute na redução significativa do valor da retribuição. Ademais, existe a intenção do patronato do sector de retirar os tempos de espera e descarga do "período normal de trabalho", o que levaria a um efectivo aumento do horário e da exploração.

Em face do exposto, tendo em conta a legislação da UE existente, solicitamos à Comissão Europeia que nos informe sobre o seguinte:
1. Tem conhecimento das situações descritas, seja em Portugal seja noutros países da UE? Que avaliação faz das mesmas?
2. Que medidas tenciona tomar para impedir o aumento da exploração destes trabalhadores, garantir-lhes condições dignas de trabalho e um salário justo e salvaguardar a sua segurança e a de todos os que circulam nas estradas?

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