de João Ferreira no Parlamento Europeu

Situação do rio Jordão, especialmente na zona do seu curso inferior

Tal como se afirma na resolução, a bacia do rio Jordão, em especial no seu curso inferior, constitui "uma paisagem cultural de significado universal que se reveste de grande importância histórica, simbólica, religiosa, ambiental, agrícola e económica no Médio Oriente e para além deste".

O estado de degradação ecológica em que se encontra o rio e os níveis de poluição que este apresenta constituem, assim, sério motivo de preocupação.

A desejável e necessária recuperação do rio Jordão - um imperativo ambiental, social e cultural - é naturalmente inseparável do contexto geo-político regional.

Há que reconhecer, como o faz e bem a resolução, que a população palestiniana da Cisjordânia se depara com um problema de grave escassez de água; problema que advém do facto de grande parte desta água ser utilizada por Israel e pelos colonos israelitas na Cisjordânia.

Uma repartição equitativa dos recursos hídricos, que respeite de igual modo as necessidades de todos os povos que vivem na região, é da maior importância para a instauração de uma paz e estabilidade duradouras no Médio Oriente e esta, por sua vez, é inseparável da desejada reabilitação do troço inferior do Jordão.

  • Ambiente
  • Parlamento Europeu