Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Situação da apicultura - Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE

Da presente resolução queremos sublinhar alguns aspectos com os quais estamos de acordo, nomeadamente: "a concorrência desleal dos produtos importados no mercado comunitário a partir de países terceiros", "a grave ameaça de redução do efectivo apícola na sequência da forte diminuição do recurso em pólen e em néctar". É, portanto, necessário solucionar estes problemas, aplicando a preferência comunitária e combatendo a concorrência desleal dos produtos da apicultura provenientes de países terceiros. E, de imediato, aumentar a investigação em matéria de parasitas, doenças e suas origens, que dizimam as abelhas, incluindo a responsabilidade dos OGM, disponibilizando meios orçamentais suplementares para essa investigação.

O aspecto em falta na resolução prende-se com a responsabilidade das reformas da PAC em todo este problema. A desertificação rural, o desmantelamento da produção em vastas áreas e a introdução de espécies geneticamente modificadas têm conduzido à perda de biodiversidade. De igual forma, têm-se promovido modos de produção desligados das especificidades edafo-climáticas de cada região.

Uma política agrícola que invertesse este caminho era, para além das medidas atrás referidas, um grande contributo para resolver o problema do sector apícola.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu